http://i8.photobucket.com/albums/a26/monicaleal/sap.jpg anascente: No meio está a virtude!

sexta-feira, agosto 05, 2005

No meio está a virtude!

A sabedoria popular, conhecida por muitos e usada por quase todos no dia-a-dia, pode ser considerada senso comum, cliché ou populismo, mas a verdade é que o seu valor intrínseco ninguém lhe pode tirar.
Lembro-me perfeitamente de a minha avó, dizer, filha não pode ser assim nem assim, onde mostrava a sua mão ora fechada, ora aberta, e concluía, tem de ser assim, mostrando a mão semiaberta.

Esta coisa das frases terem significado, é muito subjectiva. Nem sempre estamos preparados para compreender o seu significado na totalidade.
Para exemplificar vou dar-vos um exemplo que hoje me faz rir imenso, mas que na altura me deixou com um enorme ponto de interrogação.
Tinha eu os meus 16 anos, quando um amigo me disse zangado: “ Isto é preso por ter cão e preso por não ter!”, eu não compreendi peva, e riam-se, até me perguntei se ele me estaria a chamar de cão.
Só um dia mais tarde, quando eu própria senti que ás vezes é preso por ter cão, como por não ter, que se fez luz na minha cabeça!
Sim riam-se á vontade, porque eu também me ri imenso.

Bom, mas voltando ao tema principal que me levou a escrever este texto, depois de muito analisar a minha própria história, a história da vida em alguns aspectos, fez-me compreender, tal como Kant já havia afirmado (grande pensador), que a virtude nos pode levar ao soberano bem.
No entanto, uma vez que o nosso caminho não é linear, somos crianças, amadurecemos e morremos a vida em si diz-nos que temos de passar pelos extremos para finalmente atingirmos o equilíbrio.
Se vocês forem analisar bem, esta regra aplica-se a muitas áreas da existência. Por exemplo na história, depois de um período de grande repressão sexual, nos anos 60 verificou-se uma grande abertura sexual no seu expoente máximo, pouco depois essa atitude refreou.
Quando passamos da meninice para a puberdade, sentimos uma grande vontade de ir contra os nossos pais e os valores adquiridos, queremos e precisamos testar as nossas próprias opções, porque temos de afirmar a nossa individualidade como pessoa única, no entanto mais tarde compreendemos as palavras dos nosso pais e as suas atitudes, até que por fim nos tornamos todos mais idênticos.

Talvez estes exemplos sejam muito abrangentes, mas esta regra aplica-se a quase tudo na vida. Atinjam o vosso ponto de equilíbrio e vão com certeza sentir-se melhor!