http://i8.photobucket.com/albums/a26/monicaleal/sap.jpg anascente: A Amizade

terça-feira, junho 21, 2005

A Amizade

A Amizade

A amizade já não é o que era!
Acho que o avançar da idade tem coisas muito boas quando estamos entre os 25 e os 30 anos. No entanto por esta altura as nossas relações sociais alteram-se e estranhamente parecem regredir.
Talvez por ser uma época de afirmação, conquista de mercado de trabalho, ou lá o que for, a questão é que os valores que fizeram parte de quase toda a nossa vida parecem deixar de fazer sentido.
Quando antes tudo era motivo de festa e de convívio e se valorizava a aceitação dos pares, agora tudo serve para segregar o outro.
Um dia dei por mim a olhar bem para as características de todos os que se diziam meus amigos e o agora, e afinal não existem assim tantas diferenças quando isso. Estava já lá tudo, não tão definido como agora, mas os traços gerais hoje vincados, já faziam parte daquela pessoa.
Já me habituei à ideia, mas continuo a sofrer com isso.
Talvez de futuro a amizade possa ganhar novos horizontes, novas conquistas e até possa ser mais forte.
Não sei, por isso lanço a questão:
Como é a amizade na vossa vida?
Como se alterou ao longos dos anos?
Que significado tem hoje?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A amizade já não é o que era! É a tua afirmação. E eu pergunto: E será que nós somos o que éramos???

Não será por nós próprios mudarmos que afinal as nossas amizades parecem diferentes? A nossa disponibilidade mudou, apesar de fundo ainda termos uma criança dentro de nós, a nossa vida é bem diferente da de criança. Temos outras responsabilidades que nem sempre nos permitem conviver com os nossos amigos, ao contrário do que acontecia à 17 anos atrás. Mas isso não quer dizer que não temos saudades deles. O que é bom na verdadeira amizade é poder encontrar uma pessoa, dar-lhe um abraço, dizer-lhe que temos saudades dela e podermos falar tão à vontade como se tivessemos acabado de nos ver. Eu passo muito tempo sem ver muitos dos alguns amigos que tenho, mas continuo cá para eles.

7:56 da tarde, setembro 13, 2005  
Blogger  said...

Olá Carla,

Pois é fica complicado responder.
É lógico que todos mudámos, que a vida já não é tão aprazível de tempo como quando éramos todos jovens e só estudávamos.
É claro que quando me encontro com os meus amigos, continuo a falar com eles como falava e continuo a sentir carinho por eles.

Talvez seja um processo natural que me tenha custado mais a mim do que a outras pessoas.
Todos acabamos por passar por isso na vida, pessoas mais flexíveis ou mais dinâmicas nos relacionamentos, talvez não se sintam como eu.

No entanto já não sinto essa falta, como senti durante algum tempo.
Comprovei que tudo o que os meus amigos são, já o eram na altura e agora só se vincou mais a personalidade de cada um.
Que antigamente os amigos aconteciam, aceitavam-se e hoje escolhem-se.

Enfim a vida muda, os valores, as prioridades, quando deixa de fazer sentido, cada um segue o seu próprio caminho que nos trará outras pessoas, outras experiências.

8:30 da tarde, setembro 13, 2005  
Blogger Céu Silva said...

Para mim ainda é uma festa.

11:42 da tarde, dezembro 26, 2005  

Enviar um comentário

<< Home