http://i8.photobucket.com/albums/a26/monicaleal/sap.jpg anascente: As pontes de Madison County

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

As pontes de Madison County

Ontem estava em casa e começou a dar o filme “As pontes de Madison County”, comecei a ver porque me lembrava vagamente, mas já não me recordo se alguma vez o vi até ao fim.
Na vida a relação que temos com o mundo estabelece-se na base da nossa própria experiência. Aquela situação particular, mesmo que noutro país, outros contornos, pareceu-me tão idêntica de alguma forma ao que vivo agora ou que poderia viver, que todas as frases ecoaram em mim, como se eu as tivesse proferido sentidamente ou como se a mim fossem dirigidas.
Acabei por não ter seguido o filme até ao fim, mas gostava de comentar como adorei ouvir do personagem Robert (acho que era assim que se chamava), que Africa era o país que mais gostava de ter conhecido porque lá tudo acontecia naturalmente, sem se colocar nenhuma moralidade, as coisas acontecem simplesmente como devem de acontecer. Referindo-se aos animais e à sua relação entre si e também em relação ás pessoas.
Apesar de eu nunca ter ido a África, é o país que mais me seduz e uma vez ao ver um documentário em sobre o HIV em África do Sul, a sensação que eu tive foi a mesma que ele descreve. Ao ver uma rapariga que era seropositiva a ser entrevistada, surpreendeu-me a naturalidade com que ela encarava a situação. Um pouco triste sim por estar doente, mas não com o peso do preconceito que se sente nas pessoas entrevistadas, por exemplo em Portugal.
Este foi só uma das coisas que eu gostei e estou aqui a realçar, vou querer ver novamente o filme e ir até ao fim, porque senti uma identificação muito grande com a história.
Aconselho a quem ainda não viu.