http://i8.photobucket.com/albums/a26/monicaleal/sap.jpg anascente: Crianças com Fome

quinta-feira, setembro 15, 2005

Crianças com Fome

Hoje estava eu muito confortavelmente sentada na minha cadeira, diante de um bom computador, num ambiente climatizado, quando encontrei um vídeo sobre as crianças que passam fome e que estão sub nutridas.

Há uns anos eu não conseguia compreender ente tipo de desníveis que existem no mundo. O porque das fomes, das guerras, do sofrimento, das doenças, enfim.
Uma criança nascer já com imensos problemas, fazia-me perguntar, que mal fez aquela criança que ainda agora nasceu e já trás tanto sofrimento.
O que me ensinaram na catequese e provavelmente a todos nós, é que vivemos num mundo que nos castiga quando não somos bons e cometemos más acções.
E então eu perguntava-me, como pode esta criança estar a sofrer se não teve tempo de pecar?

Quando li o livro conversas com Deus, consegui perceber um pouco a lógica do mundo, que muitas das vezes é tão diferente da nossa.
Tudo o que acontece tem um motivo, existe um equilíbrio entre o ying e yang.
Tudo o que acontece é com o consentimento de alguém, de um governo, de uma nação, de uma cultura.
Porque tudo o que existe e como existe é criado por nós, é responsabilidade nossa.
Teria Hitler feito, tudo o que fez sozinho?
Claro que não.

Compreender um pouco mais do que acontece, faz-nos ser mais tolerantes, ajuda-nos a compreender melhor a vida, as pessoas e a aceitar no nosso coração sem revolta.
Mas saber que faz parte, não significa que não doa ou que fique imune, não significa que deva ficar de braços cruzados.
O que senti depois de ver tudo aquilo era que queria correr para lá e cuidar de todas as crianças e salva-las a todas. Como se tudo isto fosse assim tão fácil.

Mas e se nós fossemos uma daquelas crianças?
Não íamos vibrar ao ver alguém de braços abertos para nós com um sorriso amigo a nos dar colo, amor, compreensão?

Todos nós, aqui ou lá, merecemos ser amados, aceites e alimentados no corpo e na alma.
O que podemos fazer então para ajudar estes nossos irmãos?

5 Comments:

Blogger Rita said...

Olá Moquita linda**
Lamento ter sido através do meu blog que encontraste este vídeo e o mal que te fez sentir. Eu decidi divulgá-lo porque é urgente alertar as mentes para isto, vivemos aqui tão confortáveis, a luz ao alcance de um botão, a água sempre a jorrar da torneira... se usássemos só o que precisamos havia para todos, mas insistimos em encher a nossa vida de coisas inúteis e depois gastamos a energia toda...
Já agora.. acho que é possível financiar a vacinação ou o material escolar de crianças nestas condições... ando á procura de como fazer isso...se quiseres depois digo-te.
Um abraço***

11:47 da tarde, setembro 15, 2005  
Blogger  said...

Olá Ana,

Pois foi no teu blog que eu vi o vídeo e digo-te mudou o meu humor para o resto do dia.
Normalmente vivemos longe desse tipo de realidade e vamos vivendo o nosso dia-a-dia, preocupando-nos com as nossas coisas e os que nos são mais próximos e nem nos lembramos de todas as outras realidades deste mundo.
Por um lado é bom que assim seja, porque senão não conseguíamos levantar a cabeça preocupados com tudo e todos.
Por outro lado é importante existir um equilíbrio e por isso pensar também um pouco com o que se passa à nossa volta, mesmo que aparentemente longe.
E se formos a ver bem também existe muita pobreza em Portugal, se calhar em imagens menos chocantes mas existe.
Outra questão importante de referir é que existe até muita ajuda a esses povos que fica quase sempre pelo caminho porque o próprio governo dos tais países não permite a entrada de comida e a boa vontade fica-se pelo caminho.
São questões muito complexas.
Costumo dizer que, mais que mudar o mundo, a mudança começa por nós. E isso há-de ter repercussões positivas em todos os cantos do planeta.

11:28 da manhã, setembro 16, 2005  
Blogger MIL96VII said...

Olá amiga,
Na verdade... no comments!
É um assunto que penso bastante principalmente porque a minha mulher anda de volta de mim para adoptar uma criança de um país assim desfavorecido. Na realidade todos nós somos uns egoistas ao desejar ter um filho esquecendo estas crianças que tanto sofrem. Tal como se diz, "Amar é criar e dor é parir..."
Acho a ineciativa da Ana maravilhosa, podiamos todos juntarmo-nos para contribuir de uma forma mais activa nestas coisas e começar por divulgar este tipo de ineciativas que passam um pouco ao lado de todos nós, por conforto ou desconhecimento.
Estou ao vosso inteiro dispor para ajudar em divulgar e em contribuir.
No comments...
[somos mesmo um animal irracional na melhor das hipoteses :( ]

2:29 da tarde, setembro 16, 2005  
Blogger  said...

Olá Eco e Ana,

Sim eu vou aguardar noticias da Ana sobre o que podemos fazer.
Dentro das possibilidades de cada um, e não falo só do dinheiro, falo da atenção e disponibilidade.
Eu também já pensei adoptar uma criança, se um dia me for possível vou fazê-lo com certeza.
E penso que todos os casais que tem essa possibilidade, economica e afectiva que o deveriam fazer.

2:45 da tarde, setembro 16, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Olá a tod@s
Depois de alguma pesquisa descobri o http://www.children.org, que trata de problemas associados a crianças , principalmente logística, em todo o mundo. Encontrei mais sites de patrocínio de crianças, todos internacionais, mas sei que há 1 associação ptguesa que faz isso, e sempre seria 1 maneira + directa de fazer a coisa... vou continuar a peskisar e perguntar. Um abraço pa vcs***

1:05 da manhã, setembro 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home